« Home | História de Macacos » | Frustração » | Sentido Ausente » | Vidas e Vidas - O Deleite da Solidão Voluntária » | Dia de muito, véspera de nada » | Gênesis » | Um pensamento... » | Melhores amizades serão sempre eternas... »

O Perigo da Censura Livre

Recentemente assisti um comercial de televisão em que mostrava um vendedor de brinquedos anunciando uma bola de futebol infantil. O vendedor não conseguia fazer a propaganda porque a todo momento ele se questionava se podia ou não falar sobre o assunto. O comercial fazia parte da nova campanha publicitária contra a censura aos veículos de propaganda e marketing com a máxima "Todo o tipo de censura é burrice".

Também a pouco tempo, inúmeros artistas e produtores de cinema e teatro fizeram campanhas fortíssimas contra a nova lei que determina recomendações por faixas etárias das obras criadas por esse ramo. Várias vezes vi Jô Soares, um dos repercussores da campanha de oposição, afirmando categoricamente o absurdo da nova lei e o perigo que esse novo regime trás ao país, podendo levar a um retrocesso aos anos de ditadura.

Fiquei pensando e argumentando por algum tempo sobre o assunto. O termo "liberdade de expressão" parece banalizado. Há tempos lutamos por liberdade, igualdade, livre arbítrio e por cultura. Hoje vejo segmentos poderosos da sociedade tomando conta dos benefícios conquistados por heróis do passado.

É conveniente! Perceba como somos ordenados com mensagens do tipo "compre", "vista", "beba", "coma", "transe", "assista", "use", "ouça", "leia", etc. Hoje aprendemos a ser consumistas, viciados em comprar, em beber, em comer, em transar, em assistir, em ouvir, em usar e ler. E nos frustramos, porque percebemos que o que consumimos não era o que queríamos comprar, vestir, beber, comer, transar, assistir, ouvir, usar e ler. E estamos aprendendo a ser enganados.

A melhor máxima pr'essa forma de hipocrisia seria: "Todo tipo de censura é burrice, assim como toda propaganda é enganosa"

Realmente.. uma discussão interessante.
O comercial eh realmente engraçado! :)
com a censura, quem perde é a mídia e infelizmente quem manda nesse nosso país é a mídia.. então tah na cara q eles vao fazer o possivel pra barrar qqr tipo de censura.
Já acho mto terem conseguido instituir esse negócio de "classificação etária", que na verdade nao muda mta coisa pq não tem nada de coerente na classificação que é dada aos programas.
Eh fogo... isso eh Brasil.

Postar um comentário